Usina termelétrica de São Sepé, próxima da conclusão

A usina termelétrica  de São Sepé, município vizinho de Cachoeira do Sul  está perto de ser concluída. No momento, 105 pessoas trabalham na interligação dos equipamentos da usina, que usará casca de arroz como matéria-prima para gerar energia. Conforme a Enerbio – empresa que faz a coordenação técnica da obra -, a entrega do empreendimento está prevista para o fim de agosto. Mas, as operações comerciais devem começar apenas na segunda quinzena de outubro. Enquanto isso, neste período de cerca de dois meses, serão feitos os testes de funcionamento.

Agora, os funcionários trabalham na ligação elétrica e mecânica dos equipamentos. Após a entrega da obra, os testes devem começar com uma média de 40% a 50% da capacidade de geração de energia da usina – que é de oito megawatts.

— Vamos fazendo aos poucos. A capacidade total é de 8 megawatts, mas no início, vamos testando com 40% ou 50% desse total, para ver como se comporta. Vamos testando os comandos e a automação da usina. Para a Aneel nos dar a autorização comercial, temos que ficar dois ou três dias gerando o máximo da capacidade. Para isso, temos vários procedimentos de testes, até ajustar todos os parâmetros —, afirmou Luiz Antonio Leão, diretor da Enerbio.

O primeiro prazo de entrega dado pela Enerbio era para março deste ano, depois foi prorrogado para junho devido ao atraso na liberação de r$ 35 milhões– verba obtida por meio de financiamento junto ao BNDES – para a conclusão da unidade, que será alimentada por biomassa. Após isso, a data foi prorrogada pela segunda vez, para agosto.

O investimento está orçado em R$ 48 milhões. Após a fase de interligação de equipamentos – que conta com 105 funcionários trabalhando -, a perspectiva é que cerca de 60 pessoas continuem no canteiro de obras acompanhando os testes de funcionamento. Com o início das operações, a expectativa é de que permaneçam em trabalho uma média de 30 pessoas.

A termelétrica começou a ser construída em julho do ano de 2017 e poderá abastecer até 31 mil domicílios – o que deve atender, na prática, entre 100 mil e 120 mil pessoas.  Para produzir energia, a usina utilizará mais de 70 mil toneladas de casca de arroz. São Sepé tem pouco mais de 24 mil habitantes. A projeção é que, quando a usina passe a operar, todo o município tenha capacidade de ser coberto pela energia produzida pela termelétrica.

 

fonte Rádio Gaúcha  foto Jornal Sepeense