Licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 vence neste sábado no RS

O Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) alerta aos proprietários de veículos com placas com finais 7 e 8 para o vencimento do  licenciamento de 2017  no sábado (30). O documento deste ano passa a ser exigido para esses carros a partir de 1º de julho.

O proprietário deve quitar, além do IPVA , o DPVAT (seguro obrigatório), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver. Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve primeiro verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento, ou ainda, se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site do Detran-RS, informando a placa e o número do Renavam.

Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido no final de abril, a validade do licenciamento 2017 varia conforme o número final da placa. Para as placas com finais 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril. Para as placas com finais 4, 5 e 6, em 31 de maio. Para as placas com finais 9 e 0, o documento de 2017 tem prazo até até 31 de julho.

O Detran-RS alerta que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de remoção do veículo a um depósito até a regularização.