Fim de Semana com temperaturas altas e chuva no Estado

Com um início de inverno marcado por temperatura acima da média para a estação, os termômetros devem voltar a subir neste sábado (23) em boa parte do Estado. Em várias cidades gaúchas, a máxima deve alcançar 27°C, como em Santa Cruz do Sul, Torres, Tramandaí e Porto Alegre. A máxima pode chegar a 28°C, em Iraí, no Norte.

O calor atípico deve preceder a chegada da chuva, que é esperada até o fim do dia em todo o Rio Grande do Sul. Os volumes previstos são baixos, e as pancadas mais fortes devem ocorrer na metade sul do Estado, onde a chuva pode chegar pela manhã, com trovoadas e rajadas de vento de até 60 km/h.

— Como a frente fria avança do sul do Estado, as precipitações devem ocorrer somente a partir da tarde na Capital e nas áreas mais ao norte — explica o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Na maior parte do Estado, os termômetros ficam acima dos 10°C  pela manhã e oscilam entre 22°C e 26°C durante a tarde. Apenas no Sul e na Campanha é que as marcas ficam amenas. Bagé e Jaguarão devem ter mínima de 9°C. No Chuí e em Sana Vitória do Palmar, no extremo Sul, a máxima não deve passar de 15°C. A mínima do Estado é esperada em Encruzilhada do Sul, com 7°C.

No domingo (24), a frente fria que provoca a chuva começa a se afastar, mais ainda deixa instabilidade em várias áreas. O tempo aberto deve predominar somente nas regiões de Pelotas e Rio Grande, no Sul, e de Bagé, na Campanha.

Além disso, a temperatura deve cair em relação ao sábado. No domingo, a manhã pode registrar marcas abaixo de 5°C na metade sul do Estado, e à tarde os termômetros devem variar entre 15°C e 20°C na maioria das cidades. A mínima é esperada em Bagé, com 4°C, e a máxima não deve passar de 25°C, em Torres.