Corpo de Bombeiros ganha reforço de 182 novos soldados. Cachoeira também foi beneficiada

O Corpo de Bombeiros apresentou os 182 novos soldados e os 86 novos 2º sargentos em cerimônia nesta quinta-feira (7), na academia da corporação em Porto Alegre. No ato, foram entregues dois caminhões auto bomba tanque, com capacidade para cinco mil litros de água, e um caminhão auto busca e salvamento, dotado de guindaste para três mil quilos e tanque de três mil litros de água.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou que os novos soldados entraram para a história da instituição. “Estes 182 soldados são os primeiros formados pela instituição Corpo de Bombeiros, desvinculada da Brigada Militar, há nove meses”.

Os 182 novos soldados serão distribuídos em 12 regionais dentre elas o Quartel de Cachoeira do Sul que não soube informar com quantos soldados. Eles concluíram o curso básico de formação de bombeiro militar (carga horária de 1.854 horas) e passaram por estágio operacional obrigatório.

A instituição formou 86 novos 2º sargentos no curso técnico em Segurança Pública Bombeiro Militar (carga horária de 1.335 horas). Os 27 soldados e 59 3º sargentos foram promovidos no dia 25 de maio.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel Cleber Valinodo Pereira, afirmou que a instituição valoriza o aprendizado constante e a qualificação. “Agradeço ao governador e ao secretário Schirmer, em nome dos bombeiros militares, por acreditarem e apostarem na instituição. Estamos crescendo a passos largos. Com certeza vamos mostrar que a decisão de tornar o Corpo de Bombeiros autônomo foi acertada. Vamos retribuir esta confiança com muito trabalho e cumprindo com a nossa missão de salvar e proteger”, afirmou o Pereira.

Cleber Pereira disse ainda que a instituição espera iniciar o curso de formação dos novos soldados no segundo semestre. A previsão é que ingressem na corporação 450 soldados e 50 oficiais no concurso em andamento.

Com a separação da BM, os bombeiros passaram a ter mais autonomia e melhor gestão dos recursos humanos, possibilitando mais parcerias com os municípios. O efetivo atual é de mais de 2.500 integrantes.