Falta de álcool anidro deixa postos sem gasolina em todas as regiões do Estado

A falta de álcool anidro — substância utilizada pelas distribuidoras na composição da gasolina — está afetando a distribuição de gasolina em todas as regiões do Estado. Neste sábado (2), postos de Cachoeira e de outras cidades em todo o Estado também registram falta de combustível.

Segundo o Sulpetro, o álcool anidro não é produzido no Rio Grande do Sul. Com os caminhões retidos durante a greve dos caminhoneiros, muitos não chegaram às distribuidoras que fazem a mistura.

De acordo com o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua as distribuidoras estão se esforçando para fornecer combustível para um maior número de municípios.

— As companhias não estão privilegiando nenhuma região. Estão pulverizando ao máximo — declarou Dal’Aqua.

Além disso, a incerteza da população no abastecimento na próxima semana acaba gerando maior demanda, com muitos motoristas enchendo o tanque.

— O pessoal ainda quer encher o tanque para se preservar. Tem muita fake news nesse processo todo. Tem muita demanda, insegurança do consumidor, achando que pode ter problema — avalia o presidente.

O sindicato projeta que a partir de segunda-feira (4), o abastecimento de álcool anidro no RS deve melhorar e a distribuição de combustível retorne ao normal.