Faltando duas semanas para terminar, menos de 40% das crianças foram vacinadas no RS

A duas semanas do fim da campanha de vacinação contra a gripe que se encerra em 1º de junho, o Rio Grande do Sul passou do número de 2 milhões de doses da vacina aplicadas. Até a manhã desta sexta-feira (18), 61,07% dos grupos prioritários já foram imunizados, mas o percentual ainda é baixo entre as crianças.

Entre as crianças de seis meses a cinco anos, 228,9 mil foram vacinadas, o que corresponde a 38,2%. Este é o grupo prioritário com o menor índice de imunização até agora. Entre os idosos, por exemplo, o total passa de 1 milhão de pessoas vacinadas, chegando ao índice de 71,4%.

A chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica no RS, Tani Ranieri, alerta que a vacinação entre as crianças é importante porque o inverno está se aproximando e, cada vez mais, as crianças ficarão em locais fechados, como escolas e pré-escolas, o que contribui para a transmissão do vírus:

— Isso é o que tem chamado bastante a nossa atenção, que é um grupo que vem aderindo pouco à campanha. Sabemos que as mães têm certo receio de levar as crianças, porque, nesta época, muitas já estão desenvolvendo alguma virose, ou apresentando alguma infecção, ou até usando antibiótico. Na verdade, não existe nenhuma contraindicação: uma criança que tem virose ou que esteja usando algum remédio pode se vacinar, desde que não tenha febre, que é quando a doença está no período mais agudo.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o ritmo de vacinação está mais intenso do que em relação ao ano passado, já que a campanha começou mais tarde, portanto, mais perto do início do inverno no Estado. A meta é vacinar 90% dos 3,6 milhões de gaúchos incluídos nos grupos prioritários.

A vacina é aplicada gratuitamente nos postos de saúde para quem está incluído nos grupos prioritários. Dependendo da quantidade de doses que sobrarem no fim da campanha, os municípios podem tomar a decisão de estender a imunização para outros públicos.

Até agora, 3,7 milhões de doses da vacina foram recebidas, o que corresponde a 92% do total previsto para a campanha. Segundo a SES, cerca de 300 mil doses, o equivalente a 8% do total, estão previstas para serem encaminhadas na próxima semana.