Final de Semana de Calor e Feriado com Chuva no Estado

O feriadão do dia do trabalho será de calor no Rio Grande do Sul. Na maioria das cidades, o tempo fica firme, com predomínio de sol e poucas nuvens, mas há risco de chuva no sul e no leste do Estado. Até o feriado, na terça-feira (1º), as instabilidades devem ganhar força e se espalhar por todas as regiões.

No sábado (28), uma frente fria avança pelo oceano e provoca precipitações em uma área que vai do extremo Sul até a porção leste do RS.

Os acumulados previstos são baixos, com períodos alternados de céu claro que ajudam a manter alta a temperatura. Com exceção da Serra  e do extremo Sul, os termômetros se aproximam de 30°C em todo o Estado. Somente à noite esfria um pouco.

— Uma vez que essa frente fria não avança muito, ela não provoca chuva generalizada e não impacta os termômetros — explica a meteorologista Maria Clara Sassaki.

No domingo (29), as condições do sábado se mantêm, garantindo tempo firme para a maior parte do RS mas ainda com possibilidade de precipitações no Sul e no Leste. Por conta dos ventos úmidos do mar, associados a um sistema de alta pressão, a umidade fica elevada nessas regiões no domingo.

No Oeste, por outro lado, a alta temperatura faz a umidade relativa do ar cair, ficando abaixo do ideal. Como os ventos continuam soprando do norte do país, a sensação de calor deve persistir nos próximos dias.

No feriado (1º), áreas de instabilidade ganham força e avançam pelo Rio Grande do Sul, provocando chuva na maioria das cidades gaúchas. No extremo Sul, podem ocorrer temporais.

— Enquanto a chuva de sábado é isolada e se concentra só em algumas áreas, na terça-feira ela vem com volumes bem mais elevados e atinge todo o Estado — afirma Maria Clara.

Além disso, as instabilidades do feriado devem derrubar a temperatura no RS, encerrando a onda de calor do mês de abril