Mais de 800 mil gaúchos ainda precisam declarar Imposto de Renda, faltando 7 dias

A uma semana do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, quase 1,2 milhão de gaúchos enviaram as informações à Receita Federal, o que equivale a menos de 60% do total de declarações esperadas no Rio Grande do Sul. São aguardados no Estado em torno de 2,04 milhões de documentos este ano.

O último dia para o envio da declaração é 30 de abril, próxima segunda-feira. Quem não cumprir o prazo está sujeito ao pagamento de multa. “O contribuinte que deixar de entregar a declaração ou entregar depois do dia 30 está sujeito a multa, prevista na legislação tributária, de 1% ao mês. Então, em maio ele já tem 1% e em junho será de 2% e, assim, sucessivamente. Essa multa tem o limite de 20% do Imposto de Renda devido. Agora, mesmo que ele não tenha IR devido, mas está obrigado a declarar por qualquer motivo, a multa mínima é de R$ 165,74″, explica o Superintendente adjunto da Receita Federal no RS, Ademir Gomes de Oliveira.

Em todo o Brasil, mais de 15,9 milhões de pessoas já cumpriram o dever com o Fisco, o que representa um pouco mais de 55% do total de 28,8 milhões de prestações de contas esperadas.

Quem deve declarar o IR?

Está obrigado a apresentar a declaração anual quem recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 durante todo o ano de 2017. Neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.

Todas as informações sobre a declaração do IRPF 2018 estão disponíveis aqui.