Coordenadora da 24ª CRE participa do lançamento da plataforma do Referencial Curricular Gaúcho

A Coordenadora Regional de Educação, Julieta Pereira Prestes, participou, na tarde desta quinta-feira (12), em Porto Alegre, do evento estadual de lançamento da plataforma educacional virtual e das ações de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho.
A cerimônia, no Auditório do Ministério Público Estadual, foi promovida em conjunto pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) e Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), durante o primeiro seminário estadual da nova BNCC. Além da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, outras coordenadorias também participaram do evento.
            Com foco na qualificação do currículo, sobretudo na qualidade da educação básica, os gestores educacionais irão se reunir para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, que deverá ser implantada em 2019.  O objetivo é trabalhar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, as mudanças irão ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Conforme informou a Seduc, o Governo do Estado irá publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sinepe-RS, para debater o novo currículo. Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes ofereçam sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.