IPVA: desconto por antecipação e última parcela vale até esta quinta-feira

Termina nesta quinta-feira, 29, o prazo para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com o desconto máximo, de 20,8%. A data serve tanto para o pagamento integral quanto para a última parcela, no caso dos proprietários que optaram pelo parcelamento. Quem não fizer o adiantamento, deverá ficar atento ao calendário de vencimentos, que inicia segunda-feira e vai até 23 de abril.

Os prazos são definidos conforme o número final da placa. A cada semana, haverá três vencimentos. O pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, na Caixa e lotéricas. No Banco do Brasil, somente clientes podem pagar. Os proprietários devem apresentar a placa e o Renavam.

Até esta quinta ainda será possível conseguir o abatimento de 1% sobre o valor do imposto, pelo adiantamento. Além disso, os proprietários vão poder utilizar os benefícios dos programas Bom Cidadão e Bom Motorista. No primeiro, o desconto é de 5% e se dá em virtude do acúmulo de, no mínimo, cem notas fiscais no projeto Nota Fiscal Gaúcha.

Já o Bom Motorista vai contemplar os condutores que não receberam multa nos últimos três anos, com dedução de 15%; nos últimos dois anos, com desconto de 10%; e no último ano com a dedução de 5%. Os descontos dos programas Bom Cidadão e Bom Motorista valem para pagamentos antecipados ou não.

Vencimentos

Final da placa | Vencimento
1                     02/04
2                     04/04
3                     06/04
4                     09/04
5                     11/04
6                     13/04
7                     16/04
8                     18/04
9                     20/04
0                     23/04