Prazo para pagar IPVA com 20,8% desconto e parcelado termina na quinta-feira

Termina nesta quinta-feira, véspera do feriadão de Páscoa, o prazo para pagamento integral do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos que podem chegar a 20,8%. No mesmo dia, vence a terceira e última prestação nos casos em que o contribuinte optou por parcelar o imposto.

Passada essa etapa, já na semana seguinte, começa o calendário do IPVA conforme o número final da placa do veículo. A partir do dia 2 de abril (final de placa nº 1), a cada semana haverá três vencimentos do Imposto. Essa etapa termina no dia 23 de abril.

Ao longo da última semana, o IPVA 2018 superou a casa de dois milhões de veículos com o imposto pago de maneira integral ou parcelado. Com isso, a arrecadação bruta se aproximou de R$ 1,3 bilhão, conforme levantamento da Receita Estadual. Metade desse valor é repassado automaticamente para as prefeituras, de acordo com o município de licenciamento. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o tributo ao longo do ano.

Serviço

Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas: Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.