24ª CRE realizará reunião com pais da Escola Monsenhor Armando Teixeira, no Seringa

O Coordenador Adjunto da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Geraldo Reck Fogliarini, participará, nesta quinta-feira, às 8h30min,  de reunião com os pais de alunos na Escola Estadual Monsenhor Armando Teixeira, na localidade de Passo do Seringa, interior de Cachoeira do Sul. O objetivo do encontro será sanar dúvidas da comunidade sobre o processo de municipalização da escola.
O principal temor dos pais é que ocorra o fechamento da escola, tendo em vista o número cada vez menor de matriculados – atualmente nove alunos de primeiro ao quinto ano, atendidos em turma única, multisseriada. Conforme Fogliarini, o processo que está em andamento na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) não é de cessação da escola, mas apenas a passagem dela para a rede municipal.
Fogliarini informou que o processo de municipalização foi antecedido de consulta à comunidade escolar e à Prefeitura Municipal, que manifestou interesse em assumir a escola. “Compreendemos a preocupação da comunidade e por isso estaremos presentes na reunião com os pais, esclarecendo todas as dúvidas”, afirma o Coordenador Adjunto da 24ª CRE.
Ele explicou, entretanto, que, como esse processo já tramita há dois anos e a escola precisará continuar abrigada numa instalação provisória no salão da comunidade até o final do processo, tem ocorrido uma movimentação de pais solicitando a transferência de seus filhos para outras escolas. A principal delas é a Escola Estadual Dinah Néri Pereira, na Barragem do Capané, que oferece Ensino Fundamental completo, com turmas que não são multisseriadas e estrutura física e de recursos pedagógicos completa.