Comitiva gaúcha apresenta relatório da seca e cobra medidas de apoio do governo federal

Nesta quarta-feira (28) uma comitiva gaúcha liderada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), estará em Brasília, cobrando do governo federal medidas de apoio aos agricultores e municípios atingidos pela seca no Rio Grande do Sul. Farão parte do grupo dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura  (Fetag/RS), da Contag e o deputado Elton Weber, representando a Assembleia Legislativa.

 

A Fetag irá apresentar um documento sobre os impactos da seca na região Sul do Estado, com números sobre as perdas nas lavouras e estimativas de prejuízos contabilizados no meio rural, além de medidas de socorro ao setor. De acordo com Schuch, que durante o recesso parlamentar percorreu mais de 50 municípios gaúchos, a situação já era grave no final de janeiro, e piorou nos últimos dias. Entre pontos solicitados estão prorrogação de financiamentos, linha de crédito emergencial subsidiada e liberação de estoques do governo para alimentação animal.

 

As agendas na Capital Federal incluem audiência com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, às 9h30min, e às 10h30min com o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac. Também estarão em pauta a questão do leite, compras governamentais e prorrogação dos custeios pecuário e investimento; agroindústria, com a entrega do relatório da Subcomissão de Agroindústrias da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Elton Weber e crédito fundiário.