Aulas nas Escolas Municipais de Novo Cabrais iniciaram na última segunda-feira

512 alunos da rede de ensino municipal de Novo Cabrais retornaram às aulas na última segunda-feira, 19 de fevereiro. Antes do início das aulas, no entanto, na quinta-feira, 15 de fevereiro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) da Prefeitura de Novo Cabrais promoveu uma palestra-show para os professores e funcionários da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e contou com a apresentação do cantor e palestrante Rodrigo Munari – ex-vocalista do grupo Os Serranos. Um delicioso coquetel também foi servido aos presentes no Cras. Ainda antes do início das aulas, na sexta-feira, 16 de fevereiro, as equipes diretivas das cinco escolas municipais (Edemundo Fontoura da Motta, José Scortegagna, Luiz Cerentini, Nossa Senhora de Fátima e Teófilo Teodoro Streck) reuniram-se com seus professores para delinear as primeiras atividades letivas.

Após estes momentos pré-início das aulas, no dia 19 de fevereiro, uma grande confraternização entre as escolas e seus alunos marcou o início das aulas. “O sucesso do processo de ensino-aprendizagem se dá na relação de parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e toda a comunidade escolar. Temos uma equipe comprometida com a educação, que passa dos professores e funcionários até o nosso aluno. O comprometimento de todos e é a base dessa relação”, destacou o secretário da SMECD, Valério Garcia.

Além desses mais de 500 alunos da rede municipal, outros 150 alunos retornam às aulas nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, na rede de ensino estadual de Novo Cabrais, que engloba as escolas Pedro Lovato e Ruy Barbosa. No início do mês os pais e funcionários da escola Teófilo Teodoro Streck promoveram um mutirão de limpeza e organização nas dependências da escola. Nesta última semana foi a vez dos pais e funcionários da Edemundo Fontoura da Motta realizarem um mutirão nas dependências da instituição de ensino, fixada na localidade de Capão do Veado. “Agradecemos a todos que disponibilizaram seu tempo e ferramentas de trabalho para que pudéssemos deixar nossa escola ainda mais bonita para receber nossos alunos”, comentou a diretora da Edemundo, Graziele Rücker.

Além da limpeza, os pais e funcionários construíram um pergolado que, segundo a diretora, receberá plantas trepadeiras para sombra onde serão colocados bancos para as crianças. Em se tratando de obras duas novidades marcaram o início do ano letivo em Novo Cabrais.

De acordo com o secretário Garcia, duas novas salas da Emei Nossa Senhora de Fátima já estão prontas, faltando apenas alguns retoques que irão ser concluídos ao longo da próxima semana para já receber os alunos. As duas novas salas com banheiros, que estão sendo construídas com mão de obra própria e recursos próprios da Prefeitura, representa a abertura de 20 novas vagas para as crianças. Além das novas salas da Emei, uma nova escola municipal, sendo erguida na localidade de Potreirinho, já está com nome e inauguração marcada. “A nova escola, que será denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, será inaugurada durante a Expocabrais 2018, sendo um dos grandes eventos da feira”, ressaltou o secretário Valério Garcia.