Homenagens vão marcar noite na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Apesar do clima de reivindicações que norteia o setor e de mudanças na programação da 28ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, a comissão organizadora do evento manteve as tradicionais homenagens aos nomes de personagens que contribuíram ao longo do último período com a cadeia produtiva do arroz. A cerimônia vai ocorrer na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, após a última palestra do dia. Serão homenageados representantes nos mais diversos setores como produção, política, mercado e assistência técnica.
Conforme o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, os escolhidos são pessoas selecionadas à dedo e que tiveram papel relevante para o desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Sul, sejam lideranças políticas ou técnicas que contribuíram com a história dos arrozeiros. “Todos deram contribuições importantes para o setor neste período, com apoio em missões no exterior, com divulgação na imprensa, no desenvolvimento na pesquisa, apoio nas demandas dos arrozeiros nos ministérios e parceria com a entidade em pautas dos orizicultores”, destaca.
Confira os homenageados
Pioneiro do Arroz: Luiz Osório Rechsteiner Filho – Produtor em Pelotas (RS)
Lavoura Nota 10: Jair Leandro Buske – Produtor em Agudo (RS)
Amigo Arrozeiro: Alceu Moreira – deputado Federal (MDB/RS)
Mercado Interno: Ariano Martins de Magalhães Junior – pesquisador da Embrapa
Mercado Externo: Evaldo Silva Junior – diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura
Sustentabilidade: Lilian Zenker – chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Imprensa: Alex Soares – apresentador e editor do Conexão Rural, da Rádio Acústica, de Camaquã (RS)
Imprensa: Cicico Dorneles – apresentador da Rádio Charrua, de Uruguaiana (RS)
Inovação: Caio Rocha – secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social
Técnico Estadual: Enio Alves Coelho Filho – agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga)
Técnico Federal: Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior – analista de Mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Homenagem Especial: Carlos Joel da Silva – presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS)
Homenagem Especial (In Memorian): Carlos Sperotto – ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul)
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective