Deputada Zilá Breitenbach busca viabilizar projetos de apoio acessibilidade em Cachoeira

Nesta semana,  a deputada estadual Zilá Breitenbach , esteve em Cachoeira do Sul reunida com lideranças tucanas. Entre os assuntos tratados, destaque para o pedido de apoio no encaminhamento de projetos na área da acessibilidade, principalmente para deficiente visuais.

“A inclusão dos deficiente visuais ainda é um desafio para a sociedade. Respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles. Ela significa: dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos”, explica a parlamentar.

Assim, Zilá tão logo retornou a Porto Alegre, agendou audiência na secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, para a próxima semana. O vereador Itamar Luz, já confirmou presença na reunião.

PROJETOS DE LEI ESTIMULAM INCLUSÃO E PROTEÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A deputada Zilá é autora de leis que visam ampliar os direitos com deficiência. Com o intuito de que sejam adotadas, por parte do Estado, medidas efetivas de proteção a este público, Zilá protocolou ainda em 2015 o PL382, propondo que sejam publicadas na Rede Mundial de Computadores, com o devido destaque, os índices de violência contra pessoa com deficiência.

“A publicação dos dados de violência contra pessoa com deficiência permitirá a formulação de políticas públicas sobre a matéria. De outra parte, sensibilizará a sociedade no combate a estes crimes”, explica a deputada Zilá.

Outro texto proposto pela parlamentar, o PL 150/2017, prevê gratuidade aos acompanhantes de cadeirantes em eventos culturais, artísticos e desportivos, quando a organização do evento não dispuser de profissionais para esta finalidade.