Eclipse parcial do sol poderá ser visto no RS nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira (15) será possível observar o primeiro eclipse solar do ano no Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá ao pôr do sol e será do tipo parcial, com a lua encobrindo apenas uma parte do disco solar.

O fenômeno poderá ser observado no extremo sul da América do Sul e em boa parte do continente Antártico.

A previsão é de que às 20h09min 4,2% da área do sol estará obscurecida pela lua. O professor  Luiz Augusto da Silva explica que as cidades mais a oeste no Estado, como Santa Maria, Uruguaiana e a região das Missões poderão acompanhar um pouco mais do fenômeno, porque lá o sol se põe alguns minutos mais tarde do que na Capital. No Litoral, ao contrário, o ocaso solar acontece um pouco mais cedo.

Em qualquer caso, será necessário ter uma visão livre de obstáculos na direção do poente para que seja possível acompanhar ao máximo as fases iniciais do fenômeno.

O último eclipse solar visível no Rio Grande do Sul aconteceu há quase um ano, em 26 de fevereiro de 2017, com 56% de obscurecimento solar na fase máxima. A previsão é que o próximo fenômeno com visibilidade por aqui só ocorra novamente em 2 de julho de 2019.

Como observar:

– O eclipse poderá ser visto a olho nu, mas é importante não olhar diretamente para o Sol, já que a radiação pode causar danos temporários ou permanentes à retina. Binóculos e telescópios não devem ser usados sem filtros especiais seguros e supervisão competente.

– A recomendação é utilizar vidros de solda com tonalidade 14 para colocar na frente dos olhos. A baixo custo, o material é facilmente encontrado em lojas de materiais de ferragens e construção.

fonte Rádio Gaúcha