Novos controladores de velocidade serão instalados até abril em rodovias federais do RS

Depois de um ano e meio de contestações e ações judiciais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) conseguiu concluir a licitação dos controladores de velocidade que serão instalados no Rio Grande do Sul. A empresa Fotosensores Tecnologia, do Ceará, foi a vencedora da concorrência.

Caberá a ela fazer a instalação de 61 pardais que vão monitorar 123 faixas de tráfego. Quando o contrato for assinado, os atuais controladores, da empresa gaúcha Kopp Tecnologia, serão desligados e retirados.

A empresa cearense irá receber R$ 83,8 milhões pelos próximos cinco anos. Metade dos novos controladores terá sistema com identificação de todas as placas dos veículos, mesmo aqueles que não passarem acima da velocidade.

Ainda falta dar ordem de início para colocação dos novos equipamentos. Até abril, os pardais deverão estar instalados, faltando depois a aferição do Inmetro para que eles já comecem a registrar as primeiras infrações. Até a assinatura do contrato, a Kopp segue atuando nas rodovias federais do Estado.

Ela presta o serviço no Rio Grande do Sul desde 2010, tendo o seu contrato prorrogado pelo Dnit por três vezes por causa da demora em concluir a licitação que havia sido lançada em maio de 2016. A concorrência foi interrompida e reaberta ao menos quatro vezes devido a ações na Justiça.