STAS realizará ação pelo Dia da Família neste sábado, dia 15

A Secretaria de Trabalho e Ação Social realizará neste sábado, dia 15, uma ação comunitária pelo Dia da Família. A STAS produziu um informativo divulgando os serviços de proteção básica que são oferecidos e explicando os tipos de família, com as configurações da atualidade. Equipes da Secretaria distribuirão o informativo nas filias 1 (Júlio de Castilhos) e 2 (Sete de Setembro) dos Supermercados Tischler, das 9h ao meio-dia.

A família – Uma família é representada pela união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência ou de afeto. São diversas formas de estrutura baseadas na relação entre seus membros.

Dia Internacional da Família – 15 de Maio Esta data, instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos, além de alertar sobre direitos, responsabilidades, questões sociais, econômicas e demográficas que envolvem esta instituição. Ao longo dos anos, também passou a sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de família, sendo todas elas completamente legítima.

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Responsável pela organização e oferta dos serviços de Proteção Social Básica (PSB), o CRAS atua na prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social em determinada localidade. Com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, busca identificar e estimular as potencialidades da população atendida.

Cadastro Único – Possibilita o acesso a programas e benefícios sociais como Bolsa Família; Carteira do Idoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Isenção de Taxas em Concursos Públicos e ENEM; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outros.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF – Fortalecimento da função protetiva da família Prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários Promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – Atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas planejadas de acordo com a idade dos usuários, a fim de criar situações desafiadoras, estimular e orientar a (re)construção de vivências individuais e coletivas.

Serviço de PSB no Domicílio para PCDs e Idosos – Prevenção de situações de risco, exclusão e o isolamento Desenvolvimento de ações extensivas aos familiares de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão social.

Converse com a Fandango