Cachoeira chega a 15.787 vacinados. Só no sábado foram 2.638 pessoas

O sábado (27) foi de performance recorde para a vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. Desde o início do plano municipal de imunização, esta foi a data em que mais pessoas foram vacinadas com a primeira dose na cidade, em um único dia: 2.638.
Com isso 15.787 pessoas acima dos 65 anos já foram vacinadas desde o inicio da campanha. Isso representa um percentual de 22% da população se considera acima de 18 anos de idade.
Também foi a etapa da campanha mais rápida em termos de desempenho, já que todo o processo durou em torno de 17h entre o recebimento da 10ª remessa de vacinas na 8a CRS (14h de sexta-feira), planejamento desta etapa da imunização, logística/operacional e início da aplicação nos pacientes (7h de sábado).
“Nossa proposta de ampliar a vacinação no interior, paralelamente às estratégias no centro e bairros da cidade, foi o que acabou incrementando os resultados deste sábado”, comemorou o Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, que após acompanhar o primeiro drive thru no Parque da Fenarroz dirigiu-se até o Piquiri, onde 115 cachoeirenses receberam as primeiras doses.
Ainda neste sábado, colaborando para o recorde de vacinação apurado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a campanha de imunização contra o coronavírus incluiu ação na localidade de Cambará desenvolvida pela equipe Volante Sul (que atende a população da Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas), que mobilizou 138 quilombolas. A grande procura pelos idosos com 65 anos ou mais acabou com o estoque de vacinas contra a Covid-19  e, por esta razão, a campanha está temporariamente suspensa na cidade até a chegada de nova reposição de vacina, o que segundo a 8a Coordenadoria Regional de Saúde tem previsão de ocorrer na próxima semana.
Pelos cálculos da organização, cerca de 100 servidores das áreas técnicas e operacionais da Prefeitura Municipal estiveram envolvidos na campanha de combate ao coronavírus na manhã deste sábado, seja nos postos de saúde ou no Drive Thru. Foram 80 funcionários da Secretaria da Saúde – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e funcionários do setor administrativo -, mais colaboradores das Obras, Defesa Civil, Meio Ambiente, Stas, Agricultura e Pecuária.
 

VACINAÇÃO SÁBADO 27/03
Drive Thru Fenarroz – 940 doses
Unidades de saúde – 1.698 doses (1a dose) + 2 doses (2a dose)
(US1, US4, US14, ESF6 Piquiri e ação com quilombolas na localidade de Cambará).
 

RECORDE ANTERIOR – 24/03
Drive Thru Praça da Matriz – 910 doses
Unidades de saúde – 1.372 doses (1a dose) + 7 doses idosos (2a dose) + 13 doses profissionais de saúde (2a dose)
(US1, US4, US14, ESF3 Noêmia e ESF 5 Tupinambá).