Secretaria da Saúde instala a tenda da pré-triagem na UPA

Diante dos números recordes de consultas na Unidade de Pronto Atendimento, filas de até 5h para atendimento, escalas cumulativas de trabalho para equipe médica e depoimentos exauridos de profissionais em finais de turno, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou já para esta quinta-feira (04/03) a criação de uma tenda pré-triagem na UPA. A iniciativa partiu de uma reunião técnica convocada no princípio da manhã pela Secretária Interina, Denise Caspani, que está remanejando recursos humanos e demandas específicas da rede de atenção básica à saúde a fim de montar uma segunda tenda de atendimento para Covid-19, que dará suporte ao Centro de Triagem da UPA, a fim de desafogar aquela estrutura para as consultas de real urgência pelo contágio do coronavírus.

O chamado espaço de pré-triagem está sendo organizado no sentido de atender os sintomas mais leves da doença, os pacientes positivados pela rede privada de saúde e que procuram orientações, bem como as demandas que foram identificadas e devidamente encaminhadas à rede de atenção básica, que podem e estarão sendo absorvidas pelos postos de saúde. A palavra de ordem da gestora é o acolhimento dos usuários, independente da classificação de risco de suas queixas ou diagnósticos. “Por isso optamos por instalar essa unidade de apoio junto da UPA e absorvermos aquela demanda que eles não têm condições de abraçar neste momento de crise”, ponderou Denise Caspani.

Para conseguir agilizar a estrutura em termos de recursos materiais e humanos, em um curtíssimo espaço de tempo, a Secretária da Saúde mobilizou o Gabinete Especial de Assuntos Relacionados à Covid-19, o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), o Exército Brasileiro e a Defesa Civil. Amparada por números fornecidos pela Coordenadora da UPA, enfermeira Michele Kohler, a Secretaria da Saúde optou por disponibilizar a tenda de apoio das 10h às 22h, período mais crítico no volume de acionamentos pela população, durante todos os dias, já a partir desta sexta-feira (05/03). A instabilidade do clima na tarde desta quinta-feira não influenciará na montagem do espaço de trabalho, garantiu o coordenador da Defesa Civil, Edson Júnior.

Converse com a Fandango