Sem qualquer critério técnico, Prefeitura de Cachoeira suspende aulas de educação infantil e 1ª e 2ª séries

O Gabinete Especial de Assuntos relacionados à Covid-19 teve suas primeiras definições nesta sexta-feira, antes mesmo da publicação do Decreto Estadual que deverá regulamentar o que poderá ou não funcionar dentro das orientações da bandeira preta, que será instituída no Rio Grande do Sul a partir da zero hora deste sábado.

O grupo sem qualquer critério técnico e indo contra o decreto do Estado, definiu pela suspensão das aulas em todos os níveis, mesmo que o decreto estadual permita escolas infantis e 1º e 2ª séries do ensino fundamental. 

Haverá ainda regulamentação para o atendimento das óticas (somente com hora marcada e portas fechadas) e público em velórios para óbito de pacientes não Covid, limitando o número de presentes.

No decreto Municipal, que será publicado apenas após a divulgação do Decreto Estadual, deve constar ainda a interdição de praças, academias ao ar livre e do Balneário Praia Nova, onde não será permitido o ingresso e permanência de público. Outra definição é de que o serviço público municipal não será interrompido.

Fiscalização firme nos próximos dias

A fiscalização da Prefeitura (de todas as secretarias municipais) de Cachoeira do Sul terá papel importante nos próximos dias para acompanhar a aplicação das novas normas. A Procuradora Jurídica, Juliana Flores, que coordenada o Gabinete Especial, frisa que a fiscalização estará focada na missão de coibir as aglomerações e fazer com que os decretos sejam cumpridos.

As pessoas físicas que forem encontradas em aglomerações, praças públicas ou qualquer outro local e não obedecerem as orientações da fiscalização poderão ser multadas em pelo menos 5 URMs. “É momento de restrições e todos precisam fazer sua parte. Não seremos coniventes com ações que desrespeitem os protocolos”, garante Juliana.