Prefeitura recupera recursos do transbordo de lixo e garante recursos para a pavimentação até a Pradozem

O prefeito José Otávio Germano recebeu com satisfação a notícia de que poderá executar a obra de pavimentação asfáltica que inicia na Ponte do Amorim, na Rua Conde de Porto Alegre, e vai até a Pradozem, antiga Cesa. A informação da garantia do recurso foi dada pela secretária municipal do Planejamento, Cláudia Scarparo, que recebeu a comunicação oficial do Diretor de Operações e Inovação do Badesul, Flávio Lammel. Além do recurso para o asfaltamento, o Badesul informou que o município também tem disponível um recurso para a construção da cobertura para seleção do lixo, junto à Estação de Transbordo, na Ferreira. Juntos, os investimentos somam 5 milhões de reais.

Pavimentação – Do valor angariado, 4 milhões serão investidos na pavimentação asfáltica da Rua Conde de Porto Alegre, iniciando na Ponte do Amorim e indo até a Moron, seguindo na Moron até a Pradozem, na Rua Tiradentes (da Moron até o terminal da Rua José Medeiros), e o trecho da José Medeiros até a Conde. A pavimentação e sinalização do trecho favorecerá, principalmente, o escoamento da produção agrícola até a Pradozem, nos silos da antiga Cesa. Conforme o gerente da empresa, Daniel Finamor, com o início da colheita da soja, a previsão é que uma média de 30 caminhões/dia circulem no trajeto.

Cobertura do pavilhão para seleção do lixo – Com o investimento de 1 milhão de reais, a Prefeitura vai construir uma cobertura para realizar a seleção do lixo recolhido na cidade e estuda um modelo que evite que todo o material precise ser transportado para Minas do Leão. Em adição à economia, o novo modelo busca evitar danos ambientais, através da produção de energia e obtenção de subprodutos com a seleção do lixo. Além da cobertura do pavilhão, serão construídos dois vestiários, um refeitório e uma sala administrativa.

Projetos – Ambos os projetos têm 30 dias para serem desenvolvidos e encaminhados ao Badesul. Eles estão sob a responsabilidade do Departamento Técnico da Secretaria Municipal do Planejamento. “Pretendemos entregar o quanto antes para darmos os próximos passos e fazer a licitação até o final do primeiro semestre deste ano”, explica a secretária do Planejamento, Cláudia Scarparo.

Depois da entrega, análise e aprovação dos projetos por parte do Badesul, a Prefeitura procede a contratação do financiamento e, posteriormente, a licitação das obras.

Recuperação comemorada – O prefeito José Otávio Germano comemorou a recuperação do recurso para as melhorias de infraestrutura do Transbordo, cujo projeto havia sido arquivado em 2020, e a conquista dos recursos para a pavimentação junto ao Badesul. “Assim que os projetos forem enviados, vou pessoalmente agradecer ao meu amigo Flávio Lammel pelos recursos e pelo que essas obras representam em termos de infraestrutura e de economia para Cachoeira”, destacou o prefeito.