Cachoeira quer organizar consórcio para desenvolver a pesca esportiva do dourado no Rio Jacuí

A Prefeitura de Cachoeira do Sul iniciou as tratativas para a criação de um consórcio de municípios credenciado legalmente para desenvolver a pesca esportiva do dourado no Rio Jacuí. A ideia é que o consórcio contemple os municípios de Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Pantano Grande, General Câmara, Triunfo, São Jerônimo, Charqueadas e Eldorado do Sul. “O objetivo é delimitar a ação geográfica de governança a partir do Consórcio, já que a titularidade do Rio é do Estado, e oficializar junto ao Ministério da Agricultura“, explica o secretário de Indústria e Comércio, Pipa Germanos. Conforme o secretário, a primeira ação após a efetivação do Consórcio é o manejo do dourado no Rio Jacuí, isso porque o peixe tem grande potencial de atração de pescadores esportivos.

Durante a manhã da terça-feira, o prefeito José Otávio Germano, acompanhado de secretários municipais, recebeu o consultor Kelven Lopes, especialista em pesca esportiva, que vai desenvolver o projeto. Durante a tarde, Kelven explanou a um grupo de gestores do Meio Ambiente, Desporto, Indústria e Comércio e UAB, a ideia central a ser desenvolvido no Rio Jacuí.

O envolvimento dos ribeirinhos é outro ponto importante do projeto. Eles deverão receber capacitação para serem os condutores dos barcos que levarão os pescadores para a prática esportiva. Com o envolvimento dos ribeirinhos e a atração dos pescadores, a ideia é que se desenvolva uma cadeia em torno da pesca, com suporte de hospedagem, alimentação, entre outros. “Somente nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, temos 200 mil pescadores esportivos cadastrados, pescadores estes que procuram destinos fora do Brasil para praticar seu esporte”, explica o secretário Pipa.