Futura Secretaria da Cultura ocupará o Bar América

A futura Secretaria Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul ocupará a área do antigo Bar América, na Rua 7 de Setembro, quase em frente a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. A diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Clarisse Almeida, explica que fez o pedido da área do Prefeito José Otávio Germano, e foi prontamente atendida.

Apesar de necessitar de obras de adequação, Clarisse reforça que este espaço é o mais indicado para receber a nova secretaria e todos os seus projetos. Hoje o Núcleo Municipal da Cultura ocupa duas salas da Casa de Cultura, dividindo espaço com a Biblioteca Pública Municipal. “Nossa proposta é fazer o resgate deste prédio faz parte da história de muitos cachoeirenses. Para isso teremos que fazer rampas de acesso, colocar corrimão, banheiros com acessibilidade. Tudo que é necessário para garantir o acesso da comunidade”, explica Clarisse. O projeto ficará aos cuidados do engenheiro civil Régis Devilla e terá o apoio da Secretaria Municipal de Obras para execução.

Clarisse enfatiza que a ideia é transformar o antigo Bar América em um ponto de referência turística em Cachoeira do Sul, local em que os turistas poderão obter informações culturais da cidade. “Temos a ideia de divulgar ali a música, a arte, a literatura e tudo mais que pudermos. Nossa secretaria deve se transformar em um ponto de referência de cultura”, define Clarisse, que será a futura Secretária de Cultura.

Núcleo da Cultura mostra seus projetos

A equipe do Núcleo Municipal da Cultura já está com diversos projetos em andamento. Veja alguns deles:

– Academia Cachoeirense de Letras: a ideia é ter um espaço para fortalecer e discutir a literatura em Cachoeira do Sul, colocando o Município no mapa da cultura. Já está sendo criada da comissão provisória que fará o regulamento para preenchimento das cadeiras;

– Inventário Cultural de Cachoeira do Sul: o projeto busca mapear os espaços que proporcionam cultura e estabelecer quem são os parceiros no fomento da cultura para nortear a futura secretaria. Um questionário será enviado para quem promove eventos sociais, hotéis, clubes, entre outros.