627 trabalhadores da saúde vacinados no sábado em Cachoeira

A Secretaria Municipal da Saúde vacinou no último sábado (30) um total de 627 trabalhadores de saúde. Até agora foram imunizados 1.940 trabalhadores de saúde, conforme descrição dos grupos prioritários do “Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, emitido em 23 de janeiro de 2021. A Secretaria da Saúde segue um cronograma de vacinação desde a abertura em 19 de janeiro quando o município recebeu as primeiras doses.

A estratégia de vacinação iniciou com o grupo de trabalhadores que atendem diretamente pacientes suspeitos ou confirmados de Covid, conforme as recomendações do órgãos nacionais e internacionais de saúde. Este cronograma contemplou ainda Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), aldeia indígena e estabelecimentos de atendimento à saúde, onde se concentram o maior número de trabalhadores em atividades prioritárias, de forma estratificada e cronológica.

Durante as atividades de vacinação, foi lançada a Resolução nº 007/21 – CIB-RS que ratifica o cronograma proposto previamente, definindo o ordenamento prioritário dentro do grupo de trabalhadores da saúde para vacinação no RS. Os estratos definidos nesta resolução foram cumpridos com equipe volante e concluído no último dia 28.

Neste sábado foram contemplados os demais trabalhadores de saúde, incluídos no item 12 da resolução, com o objetivo de ofertar as doses para o maior número possível de trabalhadores e ficar mais perto do próximo grupo a ser vacinado: os idosos acamados. Cachoeira do Sul pretende iniciar a vacinação dos idosos acamados assim que receber as novas doses.

Desde o início da campanha, Cachoeira do Sul aplicou 2.332 doses. Destas, foram vacinados 327 idosos de instituições de longa permanência, 32 indígenas aldeados, 33 deficientes institucionalizados e 1940 trabalhadores de saúde. As doses para os trabalhadores de saúde permanecerão disponíveis nas salas de vacinas da US 1, US 4 e US 14.