Cachoeira será uma das três cidades do RS com o Programa Espaço 4.0

A Secretaria Municipal de Planejamento trabalha para que em breve Cachoeira do Sul receba o Programa Espaço 4.0, coordenado pela Secretaria Nacional da Juventude. Orçado em R$ 310.942,32, a proposta é oferecer atividade de capacitação para jovens que tenham capacitação tecnológica para manutenção e serviços de reparo de computadores e notebooks, celulares e tablets e desenho e planejamento em impressora 3D, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho. Cachoeira do Sul é uma das três cidades do Rio Grande do Sul beneficiadas com o projeto. O recurso vem de uma emenda parlamentar do deputado federal cachoeirense Marlon Santos.

 

O público-alvo são jovens com idade entre 15 e 29 anos. Para o curso conserto de computadores e notebooks podem ser oferecidas 5 turmas com 12 jovens cada, com 60 horas cada turma. São duas aulas semanais de 2h30min cada. Para a capacitação para manutenção de celulares e tablets podem ser até 6 turmas com 12 jovens cada, com 60 horas cada turma. São duas aulas semanais de 2h30min cada. Na capacitação para desenho e planejamento em impressora 3D são 6 turmas com 12 jovens cada, aula duas vezes na semana com duração de 2h30min cada. Para definir os jovens será feito um processo seletivo em que critérios como renda mensal e escolaridade devem ser considerados.

 

O próximo passo para tirar o programa do papel é iniciar o processo licitatório para a compra dos materiais. Isso inclui a compra de modernos computadores, tablets e impressora, além de outros diversos equipamentos que serão usados pelos alunos. Já está definido que as aulas acontecerão onde antes funcionava a Indústria do Conhecimento do Sesi. Será necessário fazer também a contratação dos professores que ministrarão as aulas.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Cláudia Frey Scarparo, a proposta é iniciar em breve o processo licitatório para que os cursos possam logo estar disponíveis aos jovens cachoeirenses. “É um investimento fantástico em qualificação. Ao final poderemos ter até 204 jovens preparados para esse mercado de trabalho que tanto cresce e cada vez mais precisa de mão de obra qualificada”, frisa ela.

 

A implementação de 23 unidades do Espaço 4.0 foi firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2020. Cachoeira do Sul é um dos municípios de 10 estados brasileiros que receberão o investimento que deve chegar a R$ 6,9 milhões deste projeto do Governo Federal. As unidades são equipadas com tecnologia de última geração para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.