Inicia a vacinação contra a covid-19 em Cachoeira.

Com alegria e emoção”. Esta foi a manifestação de Yuri Feijó Fagundes, 26 anos, logo após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, em ato realizado na tarde desta terça-feira (19) no auditório da Escola de Saúde do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), em Cachoeira do Sul. O jovem mostrou-se calmo e seguro e tornou-se o símbolo da campanha, que se se inicia com as 1.348 doses recebidas para serem aplicadas no município.

Yuri, que foi escolhido pela direção do hospital, está há 10 meses trabalhando no setor de higenização UTI Covid do HCB. Ele revelou que neste período nunca teve medo de atuar em uma área que preocupava a todos e destacou que as pessoas devem cumprir os protocolos e aguardar os próximos passos da campanha de vacinação. “É preciso ter fé, calma e compreensão”, resumiu.

“Gosto demais do meu trabalho e o fato de receber a primeira dose me deixa realmente contente”, afirmou, acrescentando que vai compartilhar sua alegria com os pais e com sua esposa, que está grávida. “Estamos na expectativa de receber nossa filha, a Maria”, salientou.

Com a primeira dose da vacina, a Secretaria de Saúde de Cachoeira do Sul, que capacitou cerca de 100 servidores, vai cumprir o cronograma que vai abranger os seguintes grupos:

– 42 funcionários do HCB que atuam diretamente na ala covid. As vacinas devem ser aplicadas a partir desta terça-feira (19).

– 12 servidores que atuam na Central de Triagem, localizada junto a UPA

– 13 que trabalham no Serviço Móvel de Urgência (Samu)

–  41 indígenas

– 374 idosos que estão abrigados em lares (casas geriátricas)

– 30 deficientes que também estão em casas de longa permanência.

ESTUDO

Após o cumprimento desta etapa, a Secretaria de Saúde juntamente com o HCB vai desenvolver o cronograma de estender a vacina para outros grupos como, por exemplo, quem atuam em unidades de saúde.

AS DOSES

A 8ª coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu 2.760 doses para distribuir aos 12 municípios de sua área de abrangência. Para Cachoeira do Sul, são 1.348 doses.

NO ATO

No ato realizado no auditório da Escola de Saúde do HCB participaram representantes do hospital, do Conselho de Saúde e da vice-prefeita Ângela Schuh, além do coordenador da 8ª CRS, Júlio Lopes. “Momento histórico, de muito esforço e que vai significar muito para todos”, afirmou Júlio.

Já a vice-prefeita, Ângela Schuh, enfatizou que a partir de agora uma nota etapa na vida da comunidade vai acontecer. “Trata-se do resultado de pesquisa, dedicação e amor ao próximo”, observou.

 

 

fonte O Correio