Filhote de ouriço é o novo mascote do Zoológico de Cachoeira

Um filhote de ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), nascido há cerca de um mês, é o novo mascote do Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul. Neste período inicial após o nascimento, o mamífero ficou escondido, apenas sendo amamentado pela sua mãe. Agora, ele já começa a ser mais visível no recinto.

Seus pais já são moradores antigos do Zoo, encaminhados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) por não poderem mais serem reintegrados ao seu habitat.

Frutas, verduras e ração fazem parte da alimentação do animal, que é considerado um bicho calmo e com tendência de fuga na natureza e dócil em cativeiro. Hoje o Zoológico Municipal tem cerca de 150 animais de diversas espécies.

Zôo também tem um furão

Também chegou ao Zoológico na última semana um furão. O animal veio de Candelária e está em um período de quarentena, isolado dos outros animais, para garantir que ele não tenha nenhuma doença que possa infectar os demais bichos do local.

Ele era um animal domesticado e, por isso, não pode mais ser inserido na natureza. A entrega dele foi voluntária.

Gavião e gambá vão para casa em breve

Diferente do que muitos podem pensar, a missão do Zoológico Municipal é também preparar, sempre que possível, os animais resgatados em situação de vulnerabilidade para serem inseridos em seu habitat.

É o caso de três gaviões quiriquiri, que estão em processo de condicionamento físico, por um período de cerca de três semanas, para depois serem soltos na natureza.

Há também três filhotes de gambá que foram entregues por um cachoeirense que os encontrou sem a mãe. Eles estão sendo preparados para serem soltos na natureza, longe da área urbana, para que possam viver soltos.

 

Agende-se

Jardim Botânico e Zoológico Municipal

– Aberto de terça a domingo, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min

– Excursões ou grupos com mais de 10 pessoas que desejem fazer visita guiada devem agendar pelo telefone (51) 3724-6003 (no turno da manhã).