Comunidade se revolta com Ghignatti por nomeação de Necky Decker para Escola Taufik Germano no Passo do Moura

Uma troca de última hora na direção da Escola Municipal Taufik Germano, no Passo do Moura, pegou de surpresa a comunidade escolar do interior de Cachoeira do Sul. Atualmente de férias, a agora ex-diretora Claudia Scarparo foi substituída nesta semana pela secretária municipal de Governo, Necky Decker, sem nenhum tipo de eleição ou escrutínio.

A substituição causou reação no Círculo de Pais e Mestres (CPM). A presidente Bibiana Rosa de Oliveira, afirma que não há concordância com a substituição, tomada de última hora, em pleno período de férias da então diretora Cláudia, a menos de 15 dias úteis do encerramento do ano e do atual governo municipal. No entendimento dela, quem deveria assumir a direção da escola na ausência da diretora seria a vice, Roseana Pohl. “Nós não concordamos com o afastamento da diretora Cláudia e da vice Roseana”, declarou Bibiana, em entrevista ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango.

Em reunião na noite desta quarta-feira (9), representantes da comunidade escolar elaboraram uma nota conjunta que distribuíram à imprensa e às redes sociais. No texto, manifestam “revolta” e que estão “em protesto contra uma decisão tomada pelo atual Governo Sergio Ghignatti pelos bastidores e que pegou de surpresa a comunidade escolar, aproveitando o gozo das férias da atual diretora da Escola Taufik Germano”. O CPM da escola afirma ter tentado marcar uma audiência com o prefeito Sergio Ghignatti, mas não teria obtido retorno.

No entendimento da comunidade, Claudia deveria ser mantida na direção pelo menos até a troca de governo, daqui a duas semanas. Um abaixo assinado já teria sido organizado para pedir que a professora Graziele Marques assuma a direção em 2021 até que sejam organizadas as eleições escolares prometidas pelo futuro prefeito José Otávio Germano na campanha eleitoral.