Laboratório de Mobilidade e Logística da UFSM realiza pesquisa sobre ” Impactos da pandemia nos padrões de deslocamento”

A pandemia trouxe diversos impactos que afetaram o cotidiano das pessoas, dentre eles, estão aqueles relacionados a mobilidade urbana. Com a adoção de medidas restritivas pelos governos para diminuir os riscos de contágio de covid-19, as atividades relacionadas ao trabalho, ensino e lazer tiveram que ser remodeladas. Como exemplo dessas medidas, incluem-se a suspensão de algumas atividades, adoção de rotinas de tele-trabalho ou home office, restrição de horários de funcionamento de atividades comerciais, entre outros. Essas medidas acabaram trazendo mudanças nos padrões de deslocamento nas cidades.

Os deslocamentos relacionados ao trabalho ou ao ensino são responsáveis por mais de 80% dos deslocamentos nas cidades. Como essas atividades foram afetadas com o início da pandemia do Covid-19, precisamos repensar as políticas de mobilidade urbana para garantir que as necessidades e preferências das pessoas sejam atendidas com a adoção de novos hábitos de deslocamento. Além de poder identificar estratégias de mobilidade para evitar o aumento do número de contaminações e evitar que os problemas que já existiam na mobilidade das cidades se agravem após o retorno das atividades.

Diante disso, o estudo “Impactos da pandemia nos padrões de deslocamento” tem como objetivo identificar esses impactos relacionados à mobilidade nas cidades, e tem entre seus focos de estudo as cidades de Santa Maria e Cachoeira do Sul. A pesquisa busca encontrar respostas sobre quais estratégias as cidades devem considerar, podendo assim auxiliar planejadores urbanos na promoção de deslocamentos mais seguros, sustentáveis e eficientes. Os pesquisadores do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM convidam a todos para participar da pesquisa, a contribuição de todos será através da resposta de um questionário realizado de forma anônima, com um tempo de resposta aproximado de menos de 10 minutos. Faça sua parte, contribua para a mobilidade de sua cidade!

Link para o questionário:

https://forms.gle/RZttCrG7Xh7Z7wn99

 

Equipe da pesquisa do LAMOT:

Coordenação:

Prof. Dr. Alejandro Ruiz Padillo

Acadêmicos:

Letícia Oestreich – mestranda em Engenharia de Produção UFSM

Jéssica da Silva Vieira, Eloísa Moura Somavilla, Victória Nunes Ramos, Paula Sandri Rhoden, Leonardo de Almeida Pavinato, Victória Pilar Saldanha – graduandos em Engenharia Civil UFSM