População do interior cobra do DAER recuperação da Ponte do Capané

Moradores das comunidades do Geribá, Irapuá, Barro Vermelho e Passo do Seringa, em Cachoeira do Sul, voltam a se manifestar sobre as condições da ponte sobre o Arroio Capané, um dos afluentes do Rio Jacuí. Em maio deste ano, produtores rurais cobraram providências do Departamento autônomo de Estrada de Rodagem (Daer), responsável pela travessia, mas nada foi feito até agora.

O leito da ponte, que é de madeira, está com tábuas soltas o que coloca em risco a passagem de veículos em uma região produtora de arroz, soja e também de pecuária. Apesar da base da ponte ser constituída de uma estrutura de ferro, só pode cruzar um veículo por vez.

A ponte está localizada no quilômetro 2,3 da ERS-705. Há três anos, devido a uma inundação do Arroio Capané, a ponte foi deslocada do seu lugar. Na época, o Daer precisou da ajuda do Exército que utilizou equipamento pesado para reconduzir a ponte para sua base. Até chegar o auxílio do Exército, a ponte ficou interditada por um longo período o que gerou reclamação dos produtores rurais.

O Daer, devido às constantes manutenções necessárias na ponte, já manifestou que tem planos para a construção de uma nova travessia sobre o Arroio Capané. A iniciativa integraria um projeto de âmbito estadual para a renovação de pontes na malha viária do Daer, no entanto, até momento nada de concreto aconteceu.