Secretaria de Educação prepara emocional da comunidade escolar para o retorno das aulas presenciais

O Setor de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (Smed) está desde o último mês de julho elaborando um plano de acolhimento para ser desenvolvido nas escolas, levando ações que permitam a preparação emocional da comunidade escolar para o retorno das aulas presenciais. Pensando nisso, foi criado o projeto Acolhendo Sentimentos.

O objetivo é oferecer estratégias de acolhimento psicológico para enfrentar as dificuldades emocionais advindas da pandemia. O público-alvo serão professores, monitores e funcionários das escolas municipais de Cachoeira do Sul.

Considerando que as equipes escolares (gestores, professores e funcionários) estarão na linha de frente no retorno as aulas e que serão eles os responsáveis por acolher os estudantes, suas dores e seus medos, foi avaliado que faz-se necessário que sejam também acolhidos num primeiro momento para que estejam preparados e fortalecidos para essa missão.

Para executar o projeto, a Smed disponibilizou uma pesquisa virtual, no Google Forms, através de instrumento elaborado pelo curso de Psicologia da Ulbra/Cachoeira, pesquisa que ajudou a identificar a melhor metodologia e as reais necessidades dos envolvidos. Estes questionários foram analisados pelo curso de Psicologia que definiu a metodologia a ser utilizada durante as rodas de conversa virtual que estão sendo oferecidas aos diferentes grupos de professores durante os meses de novembro e dezembro. São os acadêmicos que mediam as conversas, que tem como tema central as emoções.

As rodas de conversa são agendadas via whatsapp com os grupos contemplados naquela semana. O profissional que desejarem assistir devem acompanhar seu grupo e se inscrever. Todos os grupos serão contemplados.

RODAS DE CONVERSA – No último dia 6 ocorreu a primeira roda de conversa, voltada aos orientadores educacionais. No dia 10 foram contemplados os professores da área de Linguagens, do AEE e também professores do 1º ano. Nesta semana aconteceu o encontro virtual com diretores, vice-diretores e supervisores.

Os próximos encontros

24 de novembro

– 10h30min: professores de Ciências da Natureza e Matemática às 10h30min

– 14h: com professores do 2º ano

27 de novembro

– 10h30min: professores de Ciências Humanas

– 14h: professores do 3º ano