Revisão do Plano Diretor de Cachoeira. Equipe trabalha na conclusão da segunda fase

A equipe que trabalha na revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul está encaminhando a conclusão do Diagnóstico do cenário atual do desenvolvimento urbano de Cachoeira do Sul. Este diagnóstico constitui a Fase 2 do trabalho, onde estão sendo cruzados os dados técnicos levantados na Fase 1 com os relatórios das leituras comunitárias.

Essas leituras foram realizadas através de cinco eventos presenciais, de questionários quantitativo e qualitativo e de dinâmica com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado – CMDI, que reúne os diversos segmentos da sociedade civil organizada. A Fase 3 do processo será a de elaboração do texto final do Plano Diretor, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores e está projetada para acontecer no primeiro semestre de 2021. O prazo inicial acordado com o Ministério Público era 2020, mas, em função da pandemia, o ritmo do trabalho foi prejudicado. Mesmo com os imprevistos, o trabalho não foi interrompido.

Em reunião nesta semana com a promotora Débora Jaeger Becker, a secretária de Planejamento – Rosimeri Arreal, as arquitetas Cristine Coelho e Débora Gregoletto e o advogado Rafael Rochembach receberam a informação da reconsideração do prazo em razão da pandemia. O grupo apresentou à promotora um relatório do trabalho realizado até o momento. “Nós tivemos a informação de que em outras cidades o trabalho foi paralisado, inclusive a pedido do Ministério Público, e aqui em Cachoeira, apesar das dificuldades impostas, conseguimos dar prosseguimento e construir uma base de dados também com a participação da comunidade”, explicou Rosimeri.

A revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul, que está sendo conduzida pelos técnicos da Prefeitura Municipal em Cooperação Técnica com a UFSM, é um processo de construção coletiva. Para dar continuidade à participação da comunidade, está prevista a realização de mais duas audiências públicas, uma delas para dezembro.

 

Como contatar a equipe da revisão do Plano Diretor:

– Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento – Rua Quinze de Novembro, 364, CEP 96508 750;

– (51) 37246034;

– planodiretorcs@gmail.com;

– Blog do Plano Diretor (https://planodiretorcs.wixsite.com/revisao);

– Instagram – @planodiretor_cs