Secretaria Municipal de Saúde emite nota confirmando morte de idoso por Covid

Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica do Município, diante do fato que gerou questionamentos sobre óbito de um paciente do sexo masculino, 91 anos, registrado como 4º cachoeirense vítima de coronavírus, esclarece que:

– O paciente era residente de uma Instituição de Longa Permanência (ILP) e teve coleta de amostra para exame em 3 de agosto. Na ocasião, apresentava sintomas respiratórios. Além disso, o paciente tinha comorbidades. Foi encaminhado ao HCB no mesmo dia da coleta do exame.
– O resultado positivo para Covid 19 foi confirmado em 5 de agosto.

– No HCB ele permaneceu até a manhã de 15 de agosto, quando recebeu alta hospitalar apresentando melhora clínica, mas ainda com Covid 19 detectável e necessitando de O2 suplementar devido às comorbidades preexistentes.

– O paciente faleceu na Instituição de Longa Permanência do dia 23 de agosto (último domingo), data em que ainda não era considerado por um médico como paciente recuperado.

-Ao fazer a Declaração de Óbito, o médico não incluiu a Covid 19 entre as causas do óbito por não ter conhecimento acerca da data de internação do paciente em decorrência da contaminação.

– Nesta terça-feira, o médico retificou a Declaração de Óbito, dando como as causas do falecimento: insuficiência respiratória, DPOC, tabagismo, idade avançada e Covid 19.

– O médico declarou “A causa principal foi quadro respiratório crônico, porém a intercorrência Covid 19 contribuiu de fato para a piora clínica, conforme retificação”.

– O óbito do idoso já foi reconhecido pelo Centro de Operações Especiais (COE) do Governo do Estado como 4º de Cachoeira do Sul de paciente com Covid 19.