Surto de covid-19 contamina 15 idosos em Casa Geriátrica de Cachoeira

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul recebeu na noite de quarta-feira (5) o resultado da testagem de 20 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos do Município, sendo que 15 deles apresentaram diagnóstico detectável para Covid-19. Destes 15, dois já se encontram internados na enfermaria Covid do HCB, desde o dia 3 de agosto, conforme orientação médica. Além dos 15 residentes positivos, 3 funcionários da casa testaram detectável para coronavírus e estão afastados em isolamento domiciliar. Na semana passada, um idoso desta casa, faleceu de Covid.

Na manhã desta quinta-feira (6), o Departamento de Vigilância Sanitária do Estado, do Município e  Departamento do Estado responsável pela Saúde do Idoso, acompanhados de um dos médicos contratados pelo município para as ações de combate ao coronavírus, estiveram na casa em ação de vistoria e análise do surto.

ISOLADOS

Todos os pacientes da casa passaram por avaliação médica. Os 13 confirmados que se encontram isolados dos não contaminados estão estáveis e sendo monitorados. A partir das orientações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a administração da Instituição tomou as seguintes medidas:

– Isolou os 5 idosos que apresentaram resultado não detectável para coronavírus em um anexo separado na casa – estes residentes estão sendo assistidos por funcionário exclusivo e monitorados pelo Setor de Epidemiologia que testará estes idosos novamente, no sábado.

Foi constatado que a casa tem condições para cumprir adequadamente as normas de isolamento, com área física e funcionários separados.