Câmara de Vereadores irá realizar sessão solene pelos 50 anos da Celetro e entrega de título a José Benemídio

A Câmara de Vereadores irá realizar, na próxima quinta-feira (29), sessão solene para homenagear os 50 anos de fundação da Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí (Celetro) e para conceder título de Cidadão Benemérito ao seu presidente, José Benemídio de Almeida.

O requerimento para destacar a passagem dos 50 anos da Celetro é de autoria do vereador Carlos Alberto (PP) e o projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico foi apresentado por Paulão Trevisan (PDT), atualmente licenciado para exercer a função de secretário de Interior.

Celetro

A Celetro é uma empresa do ramo de infraestrutura e eletrificação fundada em 9 de setembro de 1969, em Restinga Seca, em uma reunião que contou com a presença de prefeitos e demais líderes da região. Em 1970, o prefeito de Cachoeira do Sul trouxe a Celetro para a cidade.

No ano de sua fundação, em 1969, a CELETRO atendia aproximadamente 100 associados e hoje são mais de 22 mil associados distribuídos em 27 municípios da região central do Estado, o que totaliza aproximadamente 110 mil pessoas beneficiadas com a energia elétrica.

Benemídio

Nascido em 1º de janeiro de 1938, em Cachoeira do Sul, José Benemídio de Almeida foi vereador na 9ª Legislatura (1983-1988) e presidente da Câmara de Vereadores em 1987.

Na Celetro, assumiu diversos postos. Em 1986, foi Secretário e Diretor Financeiro. De 1993 a 2001, foi Diretor Financeiro e Operacional. Em 2002 passou a acumular os cargos de Vice-presidente e Diretor Financeiro. Em julho de 2004 assumiu a presidência da Cooperativa, finalizado o mandato de Vitor Bratz, falecido no período. Em 2006, é eleito Presidente da Celetro, cargo em que foi reeleito três vezes e ocupa até os dias de hoje.

Benemídio também tem atuação na área social de Cachoeira do Sul. Além de ter participado por vários anos do conselho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeira do Sul (Apae) é também um dos fundadores da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Cachoeira do Sul (Apada).

Agenda

A solenidade será na quinta-feira, 29 de agosto, com início às 20 horas no Plenário do Palácio Legislativo (Rua Sete de Setembro, nº 1078). O evento é aberto ao público.