Cachoeira deverá construir Plano de Resíduos Sólidos e atualizar o Plano de Saneamento Básico

Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram reunidos , com a empresa Lógica Gestão Ambiental Inteligente Ltda., de Lajeado, contratada pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí para a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de alguns municípios pertencentes ao Consórcio. Em Cachoeira do Sul, nos próximos meses, um comitê participativo com representantes de diferentes secretarias, conselhos municipais ligados ao meio ambiente e representantes da sociedade civil, trabalhará em conjunto com a empresa nestes Planos.

Segundo o biólogo e licenciador ambiental Deivid Ismael Kern, coordenador do Comitê, o objetivo é estar com os dois Planos prontos para o início de 2020. Além do trabalho da empresa contratada e do Comitê, a construção dos documentos deverá ter a participação da comunidade, através de audiências públicas. Os documentos compreenderão um planejamento de 20 anos, relacionado aos eixos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A cada 4 anos, dentro destes 20 anos, os Planos deverão ser revisados para que se observe se as metas estão sendo atingidas.

Na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito municipal Sergio Ghignatti e o vice-prefeito Cleber Cardoso receberam as atualizações sobre a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos e sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.