Cachoeira sediará convenção das Igrejas Assembleias de Deus do RS

Tradicional evento que reúne os representantes das igrejas evangélicas do Estado, acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, na sede da Igreja Assembleia de Deus Universal do Avivamento, em Cachoeira do Sul. O anfitrião será o presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Rio Grande do Sul (CADERS), pastor Davi Isaías Lopes Severino e a expectativa é de que diversas caravanas, oriundas de diferentes cidades, inclusive de Santa Catarina, se desloquem para a capital nacional do arroz.

O Congresso da CADERS é realizado semestralmente (dois eventos por ano), quando os representantes das igrejas evangélicas pentecostais discutem propostas e encaminham demandas visando melhorar o atendimento social e espiritual das comunidades.

O presidente de Honra da CADERS, pastor Eden Dorneles Alves, de Santa Maria, acredita que o evento, que chega a sua 36ª edição, “reunirá um grande número pessoas que serão muito bem recebidas pelos irmãos cachoeirenses”, enfatiza.

Conforme o pastor Davi Severino, até o momento já estão confirmadas caravanas de: Cruz Alta, Gravataí, Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo, Taquara, Taquari e Tupanciretã.

“Na sexta, 16, nossos irmãos de Palhoça, em Santa Catarina, deverão chegar a Cachoeira do Sul, para participar de um pré-evento”, destaca Davi Severino.

No sábado, 17, os participantes serão recepcionados na sede da igreja, na Rua Esperanto, 1045, próximo do Parque de Exposições Ivan Duarte Tavares (Parque da Fenarroz), às 19h30min, para a cerimônia de Louvor e Adoração.

Na oportunidade acontecerá a formatura de 28 alunos (24 gaúchos e quatro catarinenses) do Seminário Teológico CADERS. A turma concluiu o curso depois de 12 meses de estudos à distância, que tiveram início em junho do ano passado.

Ainda na noite de sábado será realizada a primeira parte do Seminário Avançado de Liderança (SAL), destinado aos pastores que presidem as comunidades evangélicas.

Liderança, espiritualidade, condução das igrejas entre outros temas serão abordados durante o evento.

O primeiro dia do Congresso encerrará às 21h30min com um jantar.

No domingo, 18, a programação terá sequência às 8h, com o Café dos Pastores, seguido de uma reunião com os diretores da CADERS.

Às 10h, a segunda parte do SAL e a consagração de Pastores e Obreiros indicados pelas comunidades evangélicas. Cerca de 30 pessoas serão agraciadas. O 36º Congresso da CADERS terminará por volta das 12h.

CADERS
Segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, havia cerca de 42,3 milhões de evangélicos no país, ou 22,2% da população brasileira.

Desde que o Brasil se tornou um Estado laico (sem religião definida), a comunidade evangélica tem aumentado a cada ano.

Por conta disto, surgiram inúmeras igrejas evangélicas pentecostais que congregam esta parcela da população brasileira.

A CADERS é uma entidade que une e auxilia as igrejas, seus pastores e demais integrantes, bem como os fiéis que frequentam os cultos e demais eventos promovidos pelas comunidades pentecostais.

A entidade também promove cursos de teologia, encontros, palestras, seminários e demais eventos visando auxiliar e qualificar os dirigentes das igrejas e os voluntários que trabalham nas comunidades.