Nivel do Rio jacui sobe e familias ribeirinhas são removidas

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul não para de subir. Na tarde deste sábado (27), conforme a Defesa Civil do município, o rio chegou a 22,25 metros, ou seja, 4,25 metros acima do seu nível normal. O Jacuí sobe em média 3,5 centímetros por hora. A inundação chegou ao Bairro Cristo Rei e, por isto, duas famílias foram removidas de suas casas e levadas para o pavilhão de exposições da Fenarroz. Outros moradores, por questão de segurança, poderão ser retirados de suas moradias.

A ação no Bairro Cristo Rei contou com o apoio de alunos da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia (ACCE) e agentes da Defesa Civil, que continuam atentos ao avanço da inundação. Toda a região ribeirinha do Jacuí está alagada, principalmente, nos fundos do Cristo Rei onde a água está porta das casas.

ATENÇÃO

Estão no pavilhão da Fenarroz uma família desabrigada sendo três adultos e duas crianças e uma desalojada de sua moradia com quatro adultos e três crianças.

Situação de alerta no RS

O destaque é para os níveis dos rios Quaraí, Ibirapuitã e Vacacaí, que correm o risco de transbordar.

Em São Gabriel, a Defesa Civil estadual já trabalha na retirada de famílias das áreas de risco em função da cheia do Vacacaí.

Também estão em elevação os rios Jacuí, Sinos, Gravataí, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí, Ijuí, Jaguarão e Piratini.

Embora a chuva dê uma trégua no fim de semana, os volumes previstos a partir da segunda-feira devem agravar a condição de cheia nas regiões já afetadas.

A situação hidrológica é de alerta para as bacias Quaraí, Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Gravataí, Camaquã e Mirim-São Gonçalo e de atenção para Pardo, Guaíba, Sinos e Ijuí.

Começo da semana
Depois de uma semana com chuva, uma nova massa de ar polar entra no Estado entre a noite desta sexta-feira (26/7) e madrugada de sábado (27/7), favorecendo o retorno do tempo firme, mas a trégua da chuva será pequena. No início da semana o tempo volta a mudar com a chegada de novas áreas de instabilidade. A chuva entra pela região oeste e se espalha por todo o Estado ao longo do dia, sendo com mais intensidade na região Sul.