População recebeu vacina contra febre amarela vencida em Postos de Saúde de Cachoeira

Duas unidades sanitárias de Cachoeira do Sul aplicaram vacina contra a febre amarela com prazo de validade vencido. A data, conforme o Departamento de Vigilância Sanitária, era 30 de junho e agora quem se vacinou será contatado para ser revacinado. Foram 12 pessoas em um posto de saúde e 2 em outro. O fato foi denunciado para o programa Rádio Repórter da  Rádio Fandango FM nesta quarta-feira (17) de pessoas indignados com o procedimento.

As equipes já entraram em contato com as famílias e, segundo a chefe do setor de vacinação da Prefeitura,  enfermeira Andrea Santos, os servidores envolvidos foram advertidos e sofrerão as medidas cabíveis. “Os vacinados recebem supervisão direta dos enfermeiros das unidades”, revelou, acrescentando que as pessoas devem atender ao chamamento para receber a vacina.

ATENÇÃO

A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados, entre eles, o Rio Grande do Sul. Vale destacar que na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios.

Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida. Precisam se imunizar crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos, com apenas uma dose da vacina. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem ainda não foi vacinado, a orientação é receber a dose única.