Para realizar projetos, Prefeitura de Cachoeira faz georreferenciamento

 Prefeitura de Cachoeira do Sul iniciou o seu processo de georreferenciamento. O trabalho será prestado pela Gauss Engenharia, que terá a missão de fazer o mapeamento de satélite e mapeamento planialtimétrico em escola 1:10mil, além da criação de uma rede de referência única para projetos do Município, na área urbana e balneários (que serão incluídos no projeto).

De acordo com o engenheiro cartógrafo e agrimensor da Gauss, Carlos Aluisio Mesquita de Almeida, o georreferenciamento dará coordenadas altamente precisas, usando 10 pontos espalhados pela cidade (distribuídos em 5 pares). A partir destes pontos, todos os projetos da cidade serão referenciados a eles. “Este processo criará uma base mais precisa e confiável, permitindo ao Município um melhor controle das áreas irregulares e de risco”, explica o engenheiro.

Parte do trabalho do georreferenciamento se dá após a produção da foto via satélite que será feita de Cachoeira do Sul. No entanto, é necessário que o céu esteja sem nenhuma nuvem para que a imagem fique perfeita. Assim, é possível que a imagem seja captada na primeira semana ou até mesmo meses depois. Esta imagem tem uma resolução de 30 centímetros. Assim, até mesmo pequenas árvores e construções irregulares podem ser captadas.

PROJETO DE LEI – Também está sendo feito um projeto de lei para ser enviado à Câmara de Vereadores para a criação da rede geodésica, que poderá delimitar os bairros de forma georreferenciada e permitir que os projetos arquitetônicos e de engenharia sejam georreferenciados. “A partir de agora, todas os novos projetos terão área delimitando a sua posição geográfica, com latitude e longitude. Isso dará muito mais precisão a qualquer projeto”, explica a Secretaria da Fazenda, Viviane Santana Dias.

Pontos do Geo:
1. Frente da Prefeitura
2. Orlando da Cunha Carlos (próximo a Escola Alarico Ribeiro)
3.Praça do Bairro Soares
4.Frente da Igreja Nossa Senhora da Penha
5. Trevo da Marcelo Gama com Ricardo Schaurich.