Frutas e verduras vendidas em Cachoeira, agora precisam ser rastreadas

A necessidade da rastreabilidade de frutas e verduras in natura já está em vigor para vários produtos que tem inclusive produção local em Cachoeira do Sul. A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) em parceria com a Emater/rs -ASCAR promoveram um encontro com cerca de 100 pessoas entre produtores rurais, acadêmico e supermercados, na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha para esclarecer a Instrução Normativa 02/2018 MAPA/ANVISA, que trata desta rastreabilidade.

O objetivo da rastreabilidade é identificar o manejo de herbicida, inseticida, fungicida durante o processo de produção destas frutas e verduras. A norma é aplicada a produtores rurais e estabelecimentos comerciais (supermercados, fruteiras, Feira Livre, entre outros). Para isso, os produtores precisam fazer o controle do todos os produtos utilizados durante a produção.

A fiscalização será feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Serviço de Vigilância Sanitária (DVS). A norma entrou em vigor em 8 de fevereiro de 2018. Porém, havia prazos para ela entrar em execução, variando de 180 dias até dois anos. Desta forma, para grande parte dos produtos, já expirou o prazo de adaptação. A principal proposta da rastreabilidade é identificar os defensivos utilizados na produção.

Uma pergunta

O que o consumidor deve observar para saber se o alimento passou pela rastreabilidade?

Alguns produtos podem ser comercializados já embalados com identificação contendo: nome, localização com coordenadas geográficas, lote do produto e variedade. Para os produtos vendidos nos estabelecimentos comerciais sem ser embalados, caberá ao comerciante ter consigo estas informações em caso de fiscalização e para consultas.