Cachoeira sediou Encontro de Patrulhas do Interior da Brigada Militar

O 35º Batalhão de Polícia Militar (35º) promoveu na noite de segunda-feira (27) em Cachoeira do Sul o 7º Encontro de Patrulhas Comunitárias do Interior da Brigada Militar. O evento foi realizado na Fazenda Jóia do Capané, no Capané, interior do município.

Prestigiaram o evento diversas autoridades, incluindo o subcomandante da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota, que se mostraram incentivadores das atividades de polícia comunitária. Eles destacaram a importância de um atendimento de excelência às comunidades interioranas.

Conforme a BM, as patrulhas comunitárias do Interior proporcionam um atendimento qualificado para a população do campo. Dentre as atividades dos policiais que atuam nestas patrulhas, incluem visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o intuito de delinear as propriedades, realizando contato com as lideranças locais, verificando e orientando a comunidade.

Dentre as atividades, foi realizada uma formatura com entrega da programação, orientações gerais e mensagem de boas-vindas aos policiais, uma instrução noturna com o assunto:  conduta em ocorrências em área de mato, ministrada pelo major Santos Rocha, integrante do Batalhão de Operações Especiais. Logo após, foi apresentado o Programa das Patrulhas Comunitárias do Interior pelo Batalhão anfitrião (35º BPM), onde houve um pronunciamento do comandante regional, subcomandante geral e secretário adjunto de Segurança, além da banda de música do CBFPM do 2° BPM, encerrando as atividades com um jantar.

O comandante do 35° BPM, major Jaime Soligo Filho, destacou a importância destes encontros para valorizar os integrantes das patrulhas que atuam conforme uma estratégia comunitária de prevenção criminal, de forma integrada com a comunidade, estendendo a atenção diária para as comunidades rurais, levando à diminuição da criminalidade com o fim de manter a tranquilidade e a harmonia na sociedade, através de um trabalho sistemático, planejado e detalhado.

Segundo o comandante regional, coronel Valmir Reis, dentre as estratégicas primordiais da Polícia Militar, evidencia-se o policiamento comunitário, que resgata os fundamentos da atividade policial, na perspectiva de uma sociedade democrática, pluralista e participativa, onde as responsabilidades são compartilhadas por todos. “Trata-se de dar uma característica humana ao profissional de segurança pública, e não apenas um número de telefone ou uma instalação física referencial”, relatou.

Estiveram presentes, os prefeitos de Pantano Grande e Sobradinho, Cassio Nunes Soares e Luiz Affonso Trevisan, o anfitrião do evento, Adriano Bianchini, o comandante do 35°BPM, major Jaime Roberto Soligo Filho, o comandante do 23°BPM, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, o chefe do Estado Maior do CRPO/VRP, major Paulo Fernando Soares Nascimento, o comandante do 2°BPM, major Clademir Machado Flores, o chefe da Corregedoria Regional, major Cristiano Cuozzo Marconatto, o cresidente do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), Roberto Gross, o promotor de Justiça da Promotoria de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto, o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos, integrantes do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), demais autoridades, oficiais e praças da instituição, imprensa e comunidade.

 

 

 

 

com informações Jornal O Correio