Projeto Escola de Vencedores destaca exemplos do CIEP em Cachoeira

Ao perceberem o baixo índice de alunos com intenção de dar continuidade aos estudos após o término do ensino médio, professores da Escola Estadual de Ensino Médio Jayme Zinn (Cachoeira do Sul) decidiram criar uma ferramenta de incentivo. O projeto Aluno Vencedor, desenvolvido desde 2005, apresenta à comunidade escolar exemplos de alunos com trajetórias inspiradoras.

A iniciativa, com custo zero para a instituição, consiste em divulgar, por meio das redes sociais da escola, as conquistas alcançadas por alunos e ex-alunos, como uma vaga em universidade ou concurso público, graduação no ensino superior ou ações de destaque na comunidade. “Até 2005, eram raros os alunos que queriam continuar os estudos ao fim do ensino médio. Era preciso aproveitar melhor o espírito esportivo vencedor da escola, tetracampeã da Olimpíada Estudantil, também na vida. Ainda, com o início do ENEM novas possibilidade se abriram”, explica o professor responsável pelo projeto Aluno Vencedor, Edson Souza.

O compromisso em oferecer um ensino de qualidade aos estudantes dá vida a histórias como a do ex-aluno Jonatas Muniz, 30 anos. Dono de sua própria agência de publicidade em Campo Bom, ele considera o trabalho comprometido realizado na escola como fundamental para seu desenvolvimento profissional. “Nos cerca de nove anos em que passei na escola Virgilino Jayme Zinn, trabalhamos de maneira muito forte valores como lealdade e amizade. Além disso, a atuação dos professores sempre esteve no nível mais alto. Hoje, posso dizer que muito do que alcanço profissionalmente se deve aos ensinamentos recebidos lá”, explica.

Essa relação entre Jonatas e a escola permanece viva com o passar dos anos. Em 2018, sua agência assinou um vídeo institucional que apresenta detalhes sobre o projeto Escola de Vencedores.