Cachoeira lançou o Educação Gaúcha Conectada

Cachoeira do Sul promoveu  no auditório da ULBRA, o lançamento pedagógico do projeto Educação Gaúcha Conectada para as escolas municipais e estaduais do município, beneficiando 8.007 estudantes do ensino fundamental e médio. Na solenidade, estiveram presentes o coordenador geral de Apoio às redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional do Ministério da Educação (MEC) Alexsander Moreira e o diretor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Rezende.

Ao todo, mais de 28 mil alunos das redes municipal e estadual de Cachoeira do Sul e Santa Maria serão beneficiados. As duas cidades juntas apresentaram toda a região sul do Brasil. Em Cachoeira serão beneficiadas cinco escolas municipais e 15 estaduais. O projeto tem a parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),e conta com apoio técnico do CIEB e parceria da Fundação Leman e Itaú Social e deve contribuir para acelerar a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada do MEC. O prazo para a implantação completa do projeto é dezembro de 2020.

Para a implementação do programa, cada escola receberá capacitação e instrumentalização para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, promovendo a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos e dispositivos móveis (notebooks), kits de robótica educacional e mobiliários específicos que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem.

Com os professores, a proposta é promover políticas públicas que proporcionem a integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas práticas, em consonância com a Base Curricular Gaúcha.

Na prática, serão feitos investimentos e ações nas quatro dimensões estruturantes do Programa Educação Conectada:

Visão – Promover políticas públicas que proporcionem a integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICS) nas práticas docentes,

Formação – Capacitação e instrumentalização para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, incentivando a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos,

Recursos educacionais digitais – disponibilização de Plataformas para pesquisa, estudo, construção e compartilhamento de REDs e

Infraestrutura – Aquisição de dispositivos móveis (notebooks), kits de robótica educacional e mobiliários específicos que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem.

Os números

Rede Municipal

– 1770 alunos do Ensino Fundamental

– 160 professores

Rede Estadual

– 457 professores

– 4.460 alunos do Ensino Fundamental

– 1.777 alunos do Ensino Médio

As escolas da Rede Municipal

– Dr. Getúlio Vargas

– Manoel Carvalho Portella

– Maria Pacicco de Freitas

– Mario Godoy Ilha

– Dinah Néri Pereira

Escolas participantes da rede estadual

– Angelina S. Vieira da Cunha
– Antônio Vicente da Fontoura
– Bairro Carvalho
– Borges de Medeiros
– Cândida Fortes Brandão
– Ciro Carvalho de Abreu
– David Fontoura Barcelos
– Diva Costa Fachin
– IIE João Neves da Fontoura
– Juvêncio Soares
– Liberato S. Vieira da Cunha
– Marieta Ribeiro de Almeida
– Rio Jacuí
– CIEP Virgilino Jaime Zinn
– Vital Brasil