Cachoeira será sede de treinamento de professores na área de robótica

A Secretaria da Educação (Seduc) começa formar professores das escolas beneficiadas com kits de robótica no começo do ano letivo. Ao todo, 91 instituições de Ensino Fundamental em tempo integral e 120 estabelecimentos que atendem alunos com superdotação/altas habilidades integram o projeto.

As capacitações foram divididas em cincos polos regionais: Porto Alegre, Pelotas, Santa do Livramento, Passo Fundo e Cachoeira do Sul. Os primeiros encontros se iniciaram na segunda-feira (1º), na Seduc, com um grupo da capital formado por 20 professores.

A formação inclui técnicas de montagem de robôs, teste de sensores, apresentação das funcionalidades do kit, aplicação da tecnologia em pelo menos cinco áreas do conhecimento e programação do equipamento, entre outras atividades.

A proposta é dar continuidade ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para tecnologia e que atenda as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com Magda Motta, responsável pelo setor de tecnologia da informação (TI) do Departamento de Logística da Seduc, é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para a elaboração de elementos que levam a uma nova forma de educar. “Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo. Essas mudanças também precisam estar presentes no processo educacional”, afirma.

A assessora do setor de TI, Ana Elisabeth Agostini, responsável pelas formações, explica que, a partir da entrega dos kits às escolas, as direções indicaram professores com capacidade de serem multiplicadores da robótica em suas comunidades. “Os links para a programação dos robôs serão disponibilizados para que os educadores entendam a tecnologia e abracem esta metodologia de ensino”, destaca.

 

Robótica treinamento ABR
Treinamentos serão ao longo deste mês de abril – Foto: Seduc