Projeto do Plano de Mobilidade Urbana teve mais uma audiência pública

Cerca de 130 pessoas, representantes dos mais diversos segmentos estiveram presentes na noite desta quinta-feira (28) no auditório do Sindilojas na 2ª audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul.

Em 2012 foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana que determina que os municípios com mais de 20 mil habitantes deveriam ter o seu Plano de Mobilidade para garantir a eficácia do deslocamento das pessoas e cargas, melhorando a qualidade de vida e aumentando a produtividade econômica do Município.

Em Cachoeira do Sul o Plano foi coordenado pelas arquitetas da Prefeitura: Cristine Coelho e Márcia Heck, desde julho de 2018, com apoio técnico da UFSM/Cachoeira através dos cursos de Engenharia de Transporte e Logística e Arquitetura e Urbanismo.

Na primeira audiência pública, que aconteceu em 24 de outubro de 2018, foi apresentado o diagnóstico de Mobilidade Urbana, o que permitiu construir o plano que foi apresentado ontem para análise e aprovação. Já nesta sexta o Plano de Mobilidade Urbana foi encaminhado para a Procuradoria Jurídica para revisão.

Os aspectos abordados no Plano:

1 – Plano para serviço de transporte coletivo público

2 – Plano para a Circulação Viária

3 – Plano para as Infraestruturas do Sistema de Mobilidade Urbana

4 – Plano para acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade

5 – Plano para integração dos modos de transporte público e destes com os privados

e não motorizados

6 – Plano para o transporte de cargas

7 – Plano para os polos geradores de viagens

8 – Plano para as áreas de estacionamento

9 – Plano para áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada

10 – Plano para os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte

público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana

Importante

O texto preliminar do Plano de Mobilidade Urbana possui 71 páginas e pode ser acessado através do blogplanmobcachoeiradosul.blogspot.com