Tráfego de veículos pesados será proibido na taipa da Barragem do Capané

O chefe da Barragem do Capané, Romero Oliveira, esteve com o prefeito Sergio Ghignatti  quinta-feira (28) e apresentou um documento assinado pelo presidente em exercício do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), João Alberto Antônio, no qual a autarquia pede o auxílio da Prefeitura para estabelecer um regramento efetivo para a proibição do tráfego de veículos pesados sobre a taipa da Barragem do Capané, que tem 2,3 quilômetros de extensão.

Oliveira explica que existe uma estrada que passa abaixo da Barragem, que pode ser utilizada como alternativa de caminho. No entanto, são necessárias melhorias e depois, manutenção da estrada. Ghignatti enfatizou que, caso o Irga e o Daer se responsabilizem pela obra de melhoria na estrada, a Prefeitura de Cachoeira do Sul, na sequência, se encarregará da manutenção da via, como já faz nas demais estradas do interior.

SEGURANÇA E RISCO

A sugestão de proibir o tráfego de veículos pesados no local surgiu após uma inspeção de segurança regulamentar da Barragem do Capané, feita pelo engenheiro civil Décio Collato e o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, ambos servidores do Irga, por força da categoria de risco e do dano potencial atribuído aquela reserva. Oliveira enfatizou que a medida é uma forma de atender a recomendação dos profissionais que indicaram a medida como forma adicional de segurança da Barragem do Capané.

Ainda participaram do encontro os secretários de Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, e de Interior, Paulo Trevisan, e também o coordenador da Defesa Civil, Edson da Neves Júnior.

foto Mateus Bruxel