Cachoeira recebeu o encontro locoregional do Programa Mais Médicos

Cachoeira do Sul recebeu nesta terça-feira (26), na UAB/Cachoeira, o encontro locoregional do Programa Mais Médicos (PMM), que abordou o tema “Prevalência de intoxicação crônica por agrotóxicos”. Como os médicos do programa são bolsistas, periodicamente eles apresentam trabalhos referente a temas propostas pela coordenação.


A apoiadora do Ministério da Educação para o PMM, Daniele Dalmaso, acompanhou a apresentação dos trabalhos ao lado da supervisora do programa, Ângela Vitória. O Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes da Rosa visitou a reunião em conjunto com a coordenadora do PMM/Cachoeira, Denise Caspani. Na oportunidade, eles debateram algumas questões de rotina da rede de atenção básica em saúde. Os médicos Cátia Augusta, de Silveira Martins e Luís Alberto, de Santa Maria, também participaram do encontro.


Os painelistas foram os médicos:
– Matheus Batista: apresentação sobre fatores estressores em agricultores

– Leônidas Doyle e Rui Alves: apresentação sobre cultivos de Cachoeira do Sul, agrotóxicos em uso, mês que mais usam agrotóxicos em cada cultura e mês que menos usam.

– Nícolas Somavilla e Alexandre Pedroso: apresentação sobre sintomas da intoxicação crônica por agrotóxico e proposta de instrumento de pesquisa para avaliar a intoxicação crônica por agrotóxico.

– Ana Beatriz: escores da depressão.

– Gideão Machado: revisão de literatura sobre o exame de colinesterase, forma de coleta, cuidados, mecanismo de inibição dos agrotóxicos, outros fatores de inibição de colinesterase.

– Ângela Vitória, Supervisora do PMM na região – apresentação de proposta de metodologia de pesquisa e cálculo de tamanho de amostra.